Uma das perguntas mais comuns que todo desenhista iniciante faz é: “como devo segurar o lápis para desenhar?” A resposta é simples: da maneira que você achar mais confortável.
Mas antes mesmo de começar este artigo, deixe-me primeiro lhe dizer uma coisa: a forma que você segurar o lápis não fará você se tornar uma grande desenhista do dia para a noite, como uma magia.
Dito isso, a maneira como você segura um lápis ou caneta pode realmente ajudá-lo a produzir diferentes efeitos e dar-lhe mais controle enquanto desenha. A forma que você usa também dependerá de qual tipo de resultado você procura para o seu desenho.
Então diante disso, vou lhe apresentar nove maneiras de segurar o lápis, contando suas vantagens e desvantagens e quando deve usá-las.
Índice Do Conteúdo
1. Pegada Tripé/Escrita (Tripod Grip)
Essa é a pegada mais comum de todas, pois é assim que normalmente seguramos uma caneta ou um lápis para escrever. Naturalmente, quando começamos a desenhar, geralmente recorremos a essa pegada.
Embora alguns desenhistas pareçam desestimular segurar o lápis dessa maneira, essa pegada tem o seu lugar. Acredito que todos nós começamos com essa forma e até hoje usamos bastante.
Vantagens
Ao usar essa pegada, você geralmente move o lápis com os dedos ou com o pulso. Como os músculos utilizados estão muito próximos da ponta do lápis, você obtém um nível de controle mais refinado, o que o torna perfeito para detalhes finos e com precisão.
A precisão também é alcançada pelo fato de que você descansa o lado da palma da mão e talvez todo o antebraço sobre a mesa. Isso restringe o movimento e dá ao desenhista mais controle e segurança, coisas que são desejadas pelo desenhista iniciante.
No entanto, com essa pegada, você não fica restrito apenas ao movimento dos dedos e do punho, também pode usar o braço e até mesmo o ombro para mover o lápis.
Isso lhe dará uma boa combinação de movimento e controle para áreas um pouco maiores (veja a imagem abaixo), embora você provavelmente não faria isso para áreas detalhadas.
Este método requer que você descanse suavemente a mão e o antebraço sobre a mesa com muito pouco ou nenhuma pressão.
Desvantagens
Como muitas coisas, as vantagens também podem ser desvantagens, dependendo do contexto. O alto nível de controle e movimentos limitados também podem se tornar um empecilho, resultando em desenhos engessados ou rígidos que podem carecer de emoção.
Se o seu estilo for fotorrealismo rígido, isso pode não ser um problema, mas se você ainda está encontrando seu estilo, isso pode ser muito limitante.
A tentação dos desenhistas iniciantes é permanecer presa a esse método e ver apenas os detalhes, e não o todo. Nossas mentes estão interconectadas com nossos movimentos corporais mais do que gostaríamos de imaginar.
Desenhar pequenas linhas o dia todo pode criar um bloqueio mental que o impedirá de ver a imagem maior, resultando em desenhos altamente detalhados que contêm proporções incorretas e composição ruim.
A tendência de pressionar sua mão e antebraço na superfície de escrita pode resultar em desenhos borrados, especialmente ao usar lápis macios.
Uma solução é trabalhar estritamente da esquerda para direita (ou vice-versa, caso seja canhoto).
Outra solução é usar uma folha de papel para descansar o seu braço, mas saiba que se você tiver uma mão pesada, manchas ainda poderão ocorrer.
Quando Usar
Se você é um iniciante, deve evitar usar essa pegada ao máximo possível afim de que não haja vícios por utilizar somente esse método. Tente usá-lo apenas para trabalhos detalhados, onde a precisão absoluta é crítica.
Se você precisar criar linhas longas e fluidas, mas desenhadas com precisão (como na anatomia), você ainda pode usar essa pegada, mas certifique-se de descansar a mão no papel com muito cuidado e usar o braço e ombro para mover o lápis em vez do pulso e dos dedos.
Isso impedirá que você faça pequenas marcas entrecortadas (a famosa linha de pelos) para representar uma linha que deve ser longa e elegante.
Lembre-se, tudo isso requer prática. Faça exercícios diários de esboço para obter a prática.
2. Pegada Tradicional
Para explicar essa pegada tradicional, pense na maneira como você segura um lápis ou uma caneta ao escrever. O lápis é segurado entre o dedo indicador e o polegar e fica ao lado do dedo médio, que é mais natural para a maioria das pessoas.
Esse método é muito semelhante à pegada tripé, pois dá a você bastante controle ao fazer pequenos detalhes. A diferença dessa pegada é que você pode estender o lápis um pouco para fora para obter linhas mais fluidas, o que é perfeito para esboços rápidos.
Logo considere as vantagens, desvantagens e quando usar semelhantes à pegada tripé. Se você vai usar a pegada tripé ou a tradicional, vai depender do seu conforto no manuseio do lápis.
3. Pegada Estendida
A pegada estendida é perfeita se você estiver procurando fazer um grande esboço ou colocar rapidamente contornos e formas básicas em seu papel. Essa pegada é na verdade apenas uma variação da pegada tradicional, no entanto, você está segurando o lápis perto da parte de trás em vez da ponta.
Segurar o lápis dessa maneira não dá a você tanto controle quanto a pegada tradicional ou tripé, mas permite que você crie linhas suaves e fluidas com muita facilidade.
Ao usar a pegada estendida, você verá como suas linhas ficam bem mais suaves e nem um pouco instáveis. Isso ocorre porque a pegada estendida força você a envolver o ombro, em vez de apenas o pulso e os dedos, ao desenhar.
Segurar o lápis nessa pegada estendida permite que pequenos movimentos com os dedos produzam movimentos muito maiores da ponta do lápis – uma pegada bastante eficiente para esboços.
Além disso, mantém sua mão fora da superfície de criação, reduzindo as chances de manchar seu trabalho.
Para obter melhores resultados, segure o lápis de forma relaxada, uma pegada firme no lápis pode cansá-lo rapidamente e deixar seus traços mais restritivos.
4. Pegada Aperto de Mão (Overhand)
Até agora, praticamente só demostrei um método com suas variações. A partir de agora vou lhe apresentar outros tipos de pegadas bem diferentes como a overhand.
A pegada overhand é uma forma popular de segurar um lápis para esboçar. Ela permite que você use muito o grafite no papel. Segurar o lápis dessa maneira usa o lado grafite em vez da ponta, o que lhe dá uma área de superfície maior para desenhar.
Muito parecido com a pegada estendida, o método overhand força você a desenhar com o ombro em vez dos dedos, o que é um ótimo exercício de se fazer.
Embora o método overhand muitas vezes seja demonstrado como maneira “correta” de segurar um lápis para desenhar (e é um método útil), ele não é mais nem menos correto do que qualquer outra pegada de lápis.
Vantagens
A pegada mais forte é ótima para preencher rapidamente grandes áreas do papel com traços amplos e tonais, usando a lateral do seu lápis.
Você pode apoiar a ponta do lápis com o dedo indicador e aplicar mais pressão para garantir que está colocando o máximo de grafite ou carvão na mesa o mais rápido possível, mantendo o grafite intacto.
Você também pode fazer traços largos e solto, usando a lateral do lápis.
Para obter os melhores resultados, sente-se ou fique de pé de modo que seu braço tenha uma amplitude completa do movimento, permitindo uma marcação livre e expressiva.
Desvantagens
Mais uma vez, os detalhes não são tão fáceis de conseguir e, embora você use o braço e o ombro para criar movimento, não tem a sensação precisa de usar a pegada tripé.
Quando Usar
Certifique-se de apontar o lápis de forma que exponha uma grande quantidade de grafite. Como você usará a lateral da ponta, é recomendável ter uma ponta razoavelmente longa.
Aplique o grafite ou carvão com movimentos vigorosos e rápidos e cubra a área rapidamente.
Embora essa pegada tende a ser usada para desenhos mais fortes, você também pode experimentar desenhar linhas mais longas e fluidas com algum controle, apoiando o polegar e as pontas dos dedos no papel enquanto desenha.
5. Pegada Ponta Dos Dedos (Pickup Grip)
Essa pegada é semelhante a pegar algo com a ponta dos dedos. Muito usada também para fazer esboços, especialmente nos estágios iniciais de um desenho. Bom para manter linhas soltas e esboçadas.
Vantagens
É difícil não ficar solto com esse método. Nessa pegada, força você a usar todo o braço e até mesmo o ombro, pois é quase impossível usar apenas os dedos. Isso produz movimentos longos, fluidos e radicais que não podem ser obtidos com a pegada tripé.
Se quiser relaxar com o desenho, este é um ótimo método para começar.
Outra razão pela qual essa pegada o força a ser mais solta é que, para colocar o lápis em um ângulo onde ele possa fazer uma marca, você precisa levantar toda a palma da mão e o braço do papel.
A segurança de descansar o lado da palma da mão e fazer pequenos movimentos seguros com os dedos se foi. O máximo que você pode fazer é descansar o polegar e a ponta dos dedos no papel e, mesmo assim, todos os movimentos devem vir do braço e do ombro.
Essa pegada também é ótima para desenho tonal, sombreamento e cobertura rápida do papel. Como o lápis é mantido próximo ao paralelo com o papel, é mais fácil usar o lado da ponta do lápis e produzir traços amplos.
Também é menos provável que manche seu desenho.
Além disso, essa pegada permite a maior variedade de “golpes”, ou seja, rabiscos com a maior facilidade.
Você pode criar traços largos mantendo o lápis mais paralelo ao papel ou obter traços mais finos inclinando levemente o lápis de forma mais vertical para que a ponta entre em contato com o papel (veja abaixo).
Desvantagens
Como era de se esperar, a desvantagem é a precisão limitada para um trabalho detalhado. Para o iniciante, não ter o controle que a pegada tripé oferece pode ser frustrante. O trabalho detalhado pode até ser realizado com esse método, mas não com a precisão da famosa pegada tripé.
Outra desvantagem potencial é que um pouco mais fácil quebrar o grafite com essa pegada, principalmente se você apontar o lápis para expor muito grafite e trabalhar com a mão pesada.
Quando Usar
Use essa pegada pickup grip ao iniciar um desenho para indicar rápida e levemente os contornos ásperos do seu desenho.
Se você estiver fazendo esboços de gestos, esse aperto é perfeito. Segure o lápis levemente e deixe-o apenas tocar o papel. Comece mantendo o polegar e os dedos suspensos com apenas o lápis fazendo contato.
Use todo o braço para mover o lápis. Quando for necessário mais controle, descanse suavemente as pontas dos dedos no papel.
6. Pegada Preensão do Pincel (The Brush Grip)
Este é outro método que força você a se soltar e também mantém sua mão longe do papel. Os pintores de cavalete usam essa pegada empregando um pincel longo que lhes permite manter alguma distância de sua pintura.
Isso tem duas vantagens: permite ao artista ver mais de sua tela ao mesmo tempo e mantém seus traços soltos.
Vantagens
Como afirmado acima, essa pegada pode ajudá-lo a ficar longe do desenho e ver o todo, em vez de ficar preso em uma pequena seção. Ela também o mantém solto, pois há ainda menos controle do que o método anteriormente visto, a pegada pickup.
Esse método também é bom para fazer marcas leves e delicadas, pois apenas a ponta do lápis pode ser utilizada. Isso impedirá que você faça marcas pesadas que são difíceis de apagar.
Uma terceira vantagem é que, como sua mão não tem contato com o papel, você não borrará o desenho.
Desvantagens
Essa pegada fornece ainda menos controle do que a pegada pickup e, sem dúvida, a menor quantidade de controle entre todos os métodos. Como você não coloca a mão em nada, pode ser difícil fazer curvas precisas, longas ou curtas, com esta pegada.
Também acho difícil desenhar lentamente com esse método. Você fará muitos rabiscos imprecisos. Quando você fizer linhas longas e lentas, vai acabar obtendo linhas irregulares.
Esse resultado pode ser maravilhoso para pintar com um pincel largo, pois pode fornecer bordas interessantes, mas geralmente não é desejado no desenho, a menos que você queira que pareça que seu desenho foi feito dentro de um carro em movimento, rsrs….
Uma terceira desvantagem é que essa técnica utiliza apenas a ponta do lápis. Para usar a lateral do lápis, você deve alterar a forma de segurar. Não é grande coisa, mas algo a ter em conta.
Quando Usar
Se você precisar desenhar linhas finas e rápidas, como grama, essa pegada funcionará muito bem! Além disso, use-a para superar sua dependência da pegada tripé.
Você provavelmente terá mais sorte se desenhar em uma posição mais vertical (veja acima) do que em uma mesa plana. Habituar-se a este método pode ajudar a prepará-lo para uma pintura de cavalete.
7. Pegada Secreta (Underhand Grip-Down)
Utilizado mais por pintores de cavalete do que por desenhista, esse método é amplamente utilizado por pintores avançados para aplicar sua tinta arrastando o pincel pela tela com o toque mais leve possível.
Vantagens
Para você que desenha a lápis, essa pegada se adapta bem a movimentos circulares, resultando em linhas finas e graciosas.
O uso do braço e do ombro proporciona movimentos amplos e graciosos, ao passo que repousar suavemente a lateral da palma sobre o papel proporciona estabilidade e controle.
Desvantagens
Como o lápis é segurado em um ângulo mais alto, é quase impossível obter qualquer coisa além de linhas finas e o trabalho detalhado pode ser muito desafiador.
Quando Usar
Outra ótima maneira de relaxar para desenhar com gestos ou iniciar um esboço. Segure o lápis levemente e use todo o braço para criar movimentos e traços fluidos.
8. Pegada Secreta Invertida (Underhand Grip-Upward)
Essa é uma pegada mais rara, mas existem pessoas que usam com frequência, portanto, resolvi mencionar aqui neste post. Isso é basicamente a pegada secreta, dito anteriormente, e virar a mão de cabeça para baixo.
Vantagens
Linhas fluidas e graciosas podem ser alcançadas com o movimento completo do braço. Ao trabalhar na posição vertical, esta pegada permitirá que você veja mais do seu trabalho enquanto desenha, pois sua mão está para baixo com o lápis voltado para cima.
Você também pode descansar os quatro dedos do papel para ter mais controle.
Desvantagens
Muito difícil de usar se você estiver sentado e desenhando em uma superfície plana. Parece mais adequado para trabalhar na vertical ou em uma superfície altamente inclinada.
Além disso, ter todos os quatro dedos apoiados no papel pode causar problemas de manchas se usar um lápis mais macio. Claro, você sempre pode levantar os dedos do papel, o que seria um ótimo exercício de controle e movimento do braço.
Quando Usar
Como dito anteriormente, é uma pegada bem rara de ser usada, poucos sabem usar com maestria. Mas é usada quando se quer ter uma visão clara do desenho ao mesmo tempo que rabisca.
9. Pegada Garra De Caranguejo
Esse método na verdade não deveria ter sido incluído aqui nesse post, pois acho que você não deveria nunca segurar o lápis dessa maneira, logo não vejo nenhuma vantagem e nem quando usar, mas vou comentar por curiosidade.
Com a mão em forma de garra de caranguejo, o lápis fica entre o indicador e o dedo médio e apenas a ponta do lápis toca o papel. Essa maneira de segurar o lápis, sem dúvida, dá a você o mínimo de controle, e realmente não a recomendo, mas tem pessoas que conseguem desenhar assim, por incrível que pareça.
A razão pela qual essa pegada é tão ruim é porque força o polegar a controlar o movimento do lápis. E manipular um desenho com o polegar não é uma tarefa nada fácil!
Mas com tudo o que foi dito, algumas pessoas juram que seguram o lápis dessa forma, então experimente e veja o que você acha.
Seus Objetivos Determinarão Qual Pegada Você Vai Usar
Como sugerido acima, a pegada a ser usada realmente depende de seus objetivos e estilo. Se você preferir fazer desenhos justos e realistas, provavelmente usará a pegada de escrita/tripé com mais frequência. Se você quiser resultados mais soltos, uma das outras pegadas funcionará melhor.
Além disso, as linhas claras serão mais facilmente alcançadas pelos métodos pickup, underhand e the brush, enquanto o tripé e o método overhand irão ajudá-lo a produzir linhas mais pesadas.
Tente não começar um desenho com a pegada tripé, pois ao fazer isso, você tende a ficar muito preso aos detalhes e desenhar com mais pressão, o que torna as linhas de partida muito escuras e difíceis de apagar.
Começar com uma das outras pegadas ajuda a manter as primeiras linhas leves e soltas. Isso os torna fáceis de ajustar, desenhando sobre eles com linhas ligeiramente mais escuras ou apagando-os.
Para Você Que Não Quer Perder Tempo, Aprende Agora!
Se você está com dificuldade em desenhar, mesmo aplicando alguns desses métodos para segurar o lápis, não se preocupe, tenho uma solução muito boa para você!
Que tal então você aprender a desenhar como um profissional, de uma maneira incrivelmente mais rápida e no conforto da sua casa?
Aprenda os principais conceitos sobre desenho, sem precisar seguir um passo a passo de um método “engessado” que você aprende em escolas tradicionais de desenho. Você irá desenvolver suas habilidades de desenho, mesmo que você não tenha o dom.
O professor Thiago Spyked, com mais de 10 anos de experiência e que já ensinou mais de 20.000 alunos, dá o melhor de si nesse curso, mostrando ferramentas, o processo e o raciocínio para que você desenvolva seu próprio estilo e traço, sem que você precise ficar copiando o desenho de outras pessoas.
O curso foi feito para satisfazer qualquer nível de desenhista, desde o iniciante ao avançando, e mais ainda, se você se acha jovem demais ou velho demais, não se preocupe, esse curso também é para você! O método usado tem linguagem simples e acessível.
Você será capaz de adaptar seu traço a qualquer estilo de desenho, seja desenho de animes, seja desenho realista ou qualquer outro estilo, pois os princípios e fundamentos vão servir para todas as modalidades de desenho, isso só depende de qual estilo você deseja seguir.
Além de aprender a desenhar, se você está procurando se profissionalizar em desenho e ganhar dinheiro com isso, o professor Thiago Spyked irá te guiar e mostrar algumas possiblidades de como ter uma carreira bem sucedida.
👇CLIQUE NO BANNER ABAIXO👇 para conhecer melhor o curso COMO DESENHAR.
Conclusão
Suas primeiras tentativas em alguns desses métodos podem parecer muito estranhas. Por favor, não deixe que isso o impeça de torná-los parte de seu arsenal de desenho. Ir além de apenas usar a pegada tripé ajudará a melhorar seu desenho.
Isso permitirá que você veja as formas e o as proporções maiores e desenhá-las com mais precisão.
Um pequeno segredo para compartilhar com você, não são todos os detalhes que fazem um bom desenho, mas sim obter as formas e as relações entre essas formas corretas. Isso é o que lhe dará uma semelhança; os detalhes são apenas a cereja do bolo.
E então, qual o seu método favorito?
Recomendo que você experimente cada uma dessas maneiras e veja como cada uma afeta seu desenho.
E adoraria saber qual foi sua forma preferida?! Se puder, comenta abaixo! 😉
Como sempre, obrigado pela leitura e feliz desenho para você!
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários