Se você deseja saber sobre como lidar com o bloqueio criativo ao desenhar de maneira a encontrar o equilíbrio e harmonia no seu dia a dia e, com isso, melhorar sua produtividade, continue lendo esse artigo.
Na sua infância, quem nunca ouviu da sua avó ou daquela sua tia que mora longe a seguinte frase: “nossa, como esse menino é criativo, né?!” E depois de mais velho, você se perguntava: “cadê aquela criatividade que eu tinha nos tempos de criança?”
Aqueles momentos divertidos que você imaginava ao brincar; todos aqueles feitos extraordinários, planos infalíveis, conquistas de mundo; tudo que vinha do seu imaginário; afinal, onde foi parar toda aquela criatividade dos tempos de infância?
Ficou curioso para saber? Então continue lendo esse artigo até o final!
Índice Do Conteúdo
Estou Com Bloqueio Criativo?
A criatividade é algo que a gente tem e trabalha constantemente, todos os dias.
Nosso cérebro tem uma função semelhante ao nossos músculos. Quanto mais você estimular, mais rápido cresce os músculos, não é mesmo?
A nossa mente funciona do mesmo jeito, quanto mais estímulo, mais rápido raciocinamos.
Por exemplo, se você treina e faz muitas contas, você começa a fazer cálculos melhores e mais rápidos de cabeça, naturalmente.
E isso é também atribuído a criatividade. Quanto mais você estimular a criatividade, mais criativo você será.
Na infância, estimulávamos muito a nossa criatividade, pois tudo era novidade. Então desde assistir desenhos animados, até coisas que fazíamos em casa eram sensações novas, cheiros novos, cores novas, barulhos novos; tudo isso aguçava cada vez mais nossa criatividade.
Então naquela época a todo momento estávamos estimulando nossa criatividade com qualquer feito e aproveitávamos para passar isso para o papel de uma maneira bem criativa em forma de desenho. Não tínhamos preocupações e responsabilidades que adquirimos com um tempo.
Mas e hoje? Quando você se senta para desenhar e começa a rabiscar, mas tudo fica uma porcaria?!
Não consegue fazer um esboço decente ou ter uma ideia boa ou até mesmo um rabisco que não fica apresentável e você já está há horas sentado com o lápis na mão, tentando, tentando, mas tudo que você conseguiu foi um monte de papéis amassados, jogados no lixo …
Provavelmente você está com o Bloqueio Criativo! Calma! Isso tem jeito de resolver.
Vou lhe apresentar 3 maneiras de como lidar com o bloqueio criativo ao desenhar e garanto a você que irá resolver os seus problemas, mas claro, se você por em prática!
3 Maneiras De Como Lidar Com O Bloqueio Criativo ao Desenhar
Tem vezes que a folha em branco parece um buraco negro, onde qualquer coisa que você rabiscar vai para o nada. É aquele momento que não importa o quanto você se esforce, que cada risquinho que você faz, parece uma porcaria.
Isso se chama Bloqueio Criativo!
Bloqueio criativo pode ser entendido como uma dificuldade que as pessoas têm em determinado momento de ter uma nova ideia ou inspiração. Pode acontecer com qualquer um, principalmente com os profissionais que trabalham diretamente com a criatividade, como por exemplo, músicos, artistas e escritores.
Geralmente, o bloqueio criativo se dar por 3 motivos, isolados ou não:
- Pressa para ver os resultados, gerando muita ansiedade;
- Vista e mente viciada, gerando cansaço mental;
- Perfeccionismo neurótico;
Mas tem jeito de mandar isso embora …
1. Pressa Para Ver Os Resultados, Gerando Muita Ansiedade
Não confunda velocidade com pressa. A velocidade é o resultado da experiência que você só vai adquirir com o tempo.
Ser mais veloz não vai interferir na qualidade do resultado final. Já a pressa vai te travar.
2. Vista e Mente Viciada, Gerando Cansaço Mental
Quando sua vista estiver viciada, é a hora perfeita de você dar uma relaxada e fazer algo que o distraia.
Se divertir, por pelo menos uma hora ou então se dar um dia de folga vai te ajudar bastante a esfriar sua cabeça, mas tenha cuidado para não acabar se estressando com outras coisas do seu dia a dia, perdendo o foco.
Experimente ficar off-line nas redes sociais e dar um tempo para si mesmo. Aproveite esse momento para fazer atividades ao ar livre, relaxar, encontrar com seus amigos, família e aproveitar as férias sem usar a tecnologia. Garanto a você que isso fará com que você se distraia, esquecendo do seus problemas.
3. Perfeccionismo Neurótico
O mais perigoso se chama perfeccionismo neurótico, pois pode levar semanas para passar e dificilmente melhora de um dia para o outro.
Quando você define que tudo tem que ficar perfeito antes de começar, você só enxerga o resultado e não analisa o processo. Desenhar é um processo.
Perfeito significa ter por inteiro. Nenhum grande mestre se acha perfeito, pois ao desenhar, o foco se torna no processo.
O resultado é somente a direção a ser alcançada e não a satisfação do próprio ego.
Adquirir naturalidade, fluidez e velocidade tem a ver com a maturidade do artista no processo da criação. Grandes desenhistas não ficam combinando perfeição, simplesmente fazem e deixam fluir, logo a mágica simplesmente acontece.
Uma boa forma de estimular esse amadurecimento é deixar a borracha e o lápis de lado e começar a fazer esboços com canetas esferográficas. Dessa forma você não terá como apagar. O que sair, saiu.
Carregar um sketchbook (ferramenta que toda pessoa criativa precisa para dar uma forma física às ideias) e uma caneta é um exercício incrível! Você pode rabiscar em qualquer lugar que esteja e esboçar qualquer coisa.
Se você não tiver uma ideia do que fazer, faça o que estiver na sua frente ou até mesmo uma caricatura de alguém que esteja por perto.
Não queira ser perfeito e não tenha pressa para evoluir. Cada um tem o seu tempo. O mais importante é que você amadureça de verdade.
Estudar é importante, mas se dê um descanso. Não se preocupe, você não está procrastinando. O bloqueio criativo não está nas suas mãos e sim no seu cérebro.
Logo, tenha calma, sem preconceitos! Simplesmente deixe fluir e mande ver!
Conclusão
O bloqueio criativo é uma parte inevitável da vida e do processo para todo desenhista. Pode vir em muitas formas diferentes e por vários motivos. Identificar a origem do bloqueio é um dos primeiros passos a dar ao trabalhar no sentido de permitir que as ideias voltem a fluir livremente.
Lembre-se de dar a si mesmo espaço e tempo para estimular sua criatividade. Reconheça o bloqueio criativo que você está enfrentando e faça o possível para superá-lo. Experimente uma desintoxicação digital, ou seja, dar um tempo para si mesmo, longe das redes sociais.
A ideia da desintoxicação digital é permanecer off-line das redes sociais e aproveitar esse momento para fazer atividades ao ar livre, relaxar, encontrar com seus amigos, família e aproveitar as férias sem usar a tecnologia.
Lembre-se de que a criatividade não pode ser forçada, olhe ao seu redor em busca de novas fontes de criatividade, permita-se falhar e cuide-se.
Se esse artigo te ajudou, comenta aí! 😉
Ficarei feliz em te ajudar e ver seus resultados. Obrigado mais uma vez!
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários