Se você não tem condições de fazer um curso de desenho, mas quer aprender a desenhar sozinho, por conta própria, então leia este post até o final. Com certeza você terá mais facilidade para trilhar seu caminho nessa jornada.
Aprender a desenhar, seja qual for o estilo de desenho, é uma tarefa árdua, ainda mais sozinho e sem curso que mostre o caminho das pedras, mas não é nada impossível.
Tudo dependerá de como você estuda desenho. Estudar desenho é um processo que vai exigir tempo, paciência e perseverança, assim como outros fatores, porém esses são os fundamentais.
Desde que você tenha inciativa para aprender a desenhar, mesmo que seja desenhar sozinho, isso já é um grande passo rumo à habilidade tão desejada.
Então, pensando nisso, preparei dicas essenciais para te ajudar a aprender a desenhar sozinho e as melhores formas de você praticar!
Índice Do Conteúdo
Dicas Valiosas e Estratégicas de Como Aprender a Desenhar Sozinho!
Uma das maiores dificuldades das pessoas que querem aprender a desenhar sozinho é dizer que não têm tempo para praticar. Então, diante disso se pergunte: desenhar é uma prioridade para você? Você realmente quer aprender a desenhar, mesmo sabendo que terá que abdicar um tempinho precioso do seu dia, como aquelas horas que você está maratonando uma série ou jogando videogame?
Você substituiria essas horas de diversão para praticar desenho? Lógico que o desenho é algo muito divertido, mas até que chegue a uma diversão ou a um hobby, vai ser um chãozinho.
Desenhar tem que ser uma prioridade e você precisa realmente gostar de desenho, senão nunca irá sair da estaca zero.
Levando isso em consideração, se quer realmente aprender a desenhar sozinho, recomendo seguir um guia prático que me fez aprimorar algumas técnicas fundamentais de desenho e que me ajudaram muito, mas saiba que isso não é um método absoluto. Se serviu para mim, pode servir para você também. Então vamos começar do básico:
1 – Entenda as formas dos objetos e dos polígonos
Isso é um exercício de observação. Você irá treinar seus olhos a enxergar as formas de cada objeto que você ver. Procure analisar cada objeto e entender que todos partem do mesmo fundamento, a geometria. Tudo são linhas, círculos, polígonos etc. A partir daí, na hora de começar o rascunho, tudo começará de simples formas geométricas.
2 – Aprenda como manusear os materiais básicos de desenho
A forma que você utiliza o lápis ou a caneta para desenhar é diferente de escrever. Escrever é repetir códigos em sequência afim de passar uma mensagem.
O desenho tem muito da procura, da construção, da elaboração e da intuição. É uma forma bem diferente, tanto é que existem diversas maneiras de segurar o lápis ou a caneta.
Você que está começando agora, nada de se importar com materiais caros. Praticamente você precisará somente de papel, lápis e borracha.
3 – Escolha um tema para ser seu objetivo principal
Gosta de mangá e de anime? Comece copiando Naruto, Dragon Ball etc. Copiando desenhos fará com que você tenha noção de estilo de desenho. Mas lembre-se, não se apegue a um único estilo, diversifique para criar o seu próprio método de traçar seus desenhos e não ser um desenhista carimbador, ou seja, aquele que desenha em um único estilo.
Você também pode escolher outros temas interessantes para começar, como qualquer objeto que você tenha em mente ou uma cena, o importante é estar com o tema sempre em mente e tentar desenhá-lo sempre que puder. Quanto mais você gosta do tema, mais fácil vai ser.
Ao mesmo tempo que desenha o que gosta, tente ir desenhando também qualquer outra coisa que queira, não necessariamente com o mesmo afinco. Pode ser só “modo rascunho” e não precisa ter a ver com o seu tema principal. É apenas para ventilar e “soltar” mais o desenho.
Por deixar o desenho mais “solto” significa não se importar muito com detalhes, nem com o resultado final. Você deve enxergar que o principal do desenho não é o resultado final e sim o caminho percorrido até lá, ou seja, o processo. Se um desenho está ficando ruim, não desista, tente continuar e melhorá-lo.
Não vai ficar perfeito, mas o objetivo é justamente perder o perfeccionismo. O x da questão é praticar, não necessariamente fazer um desenho perfeito logo de cara, mas ir progredindo todos os dias.
4 – Tente não apagar seus erros de início
Tente não usar borrachas ou quaisquer ferramentas de apagar. Se o traço já saiu, mesmo que errado, deixe assim mesmo. Tente usá-lo ou ignore, mas deixe, aprenda a conviver com suas imperfeições.
5 – Não tenha medo de desenhar
Não desenhe com receio, fazendo mini traços tortos. Faça os traçados com resolução. Se estiver com receio de errar, apenas faça um primeiro traço bem de leve, mas de uma vez só, ou seja, que seja uma traço único e continuo, e então reforce se estiver satisfeito.
6 – Comece a estudar os fundamentos e técnicas de desenho
Após estar satisfeito com seu desenho livre, agora chegou a hora de tentar aprender as técnicas de desenho. Nesse ponto, se quiser buscar vídeos no Youtube, e-books ou livros, fique a vontade para pesquisar e aprender, mas aqui vou lhe passar os principais fundamentos para que você tenha uma base consolidada:
6.1 – Composição por formas geométricas
Ao invés de desenhar uma figura humana, desenhe um boneco que seja um conjunto de cilindros e uma esfera na cabeça, por exemplo. Você deve usar referências para indicar o volume e a partir disso ir tentando as várias formas de hachuras e meios-tons.
Comece em preto-e-branco apenas e vá aos poucos apagando os contornos geométricos até dar forma ao desenho sem depender dos polígonos.
6.2 – Desenho de observação
Como dito anteriormente, observe tudo que ver ao sair por aí, e ao invés de tirar fotos, faça um desenho. O principal é melhorar seu poder de observação e isso pode ser rápido ou demorado, mas o importante é sempre a prática.
Aposto que em um mês no mínimo, dedicando pelo menos uma hora do seu dia, praticando desenho, será o suficiente para que perceba os detalhes que antes não percebia por fazer desenhos de forma apenas mecânica.
6.3 – Perspectiva
Aprenda a desenhar em perspectiva também. É importante você estudar as técnicas de pontos de fuga e isometrias. Se você desenhar em perspectiva saiba que isso vai trazer um resultado mais realista ao seu trabalho, valorizando ainda mais o resultado.
6.4 – Composição, cores e iluminação (luz e sombra)
Entenda a teoria de composição no desenho, pois é de fundamental importância para organizar os elementos do desenho no espaço que você tem para desenhar. Leia sobre a regra dos terços, garanto que vai melhorar muito sua percepção de espaço ao desenhar no papel.
Além da composição, é de extrema importância você estudar sobre a teoria das cores no seu desenho. O segredo para você começar a melhorar na suas pinturas é saber escolher as cores e saber usar a luz e sombra.
A cor transmite significado, provoca emoções e sensações que são ativadas em áreas específicas do cérebro, estimulando as emoções. Isso fortalece a ideia de que a sua aplicação tem extrema relevância e, por isso, deve ser respeitada durante a elaboração dos seus desenhos. Estar atento a esse detalhe é garantia de eficiência no resultado daquilo que se pretende mostrar nas suas artes.
Já a luz e sombra são elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos, são a base da tridimensionalidade no desenho e na pintura.
Num desenho realizado em duas dimensões (no papel), a luz e a sombra são os elementos que definem e caracterizam o volume de dito objeto. Em outras palavras, são os elementos que transformam as linhas expressadas em duas dimensões num desenho com efeito tridimensional, tornando o desenho cada vez mais realista.
7 – Estude Anatomia Humana
Estudar proporções é uma prática bem comum na área do desenho, já que nos fornece orientações básicas importantes, mas o estudo da anatomia ajuda a compreender a estrutura corporal e suas posições.
Sendo assim, o domínio da anatomia é imprescindível para a reprodução de modelos humanos ou animais, seja em desenho artístico ou escultura tradicionais ou digitais.
Para os desenhistas, esse estudo funciona como um guia prático para alcançar as proporções corretas, deixando não só o modelo mais natural, se esse for o objetivo, mas também permitindo alavancar sua criatividade na hora de criar novos personagens: mesmo quando a concepção de um modelo não segue os padrões anatômicos clássicos, o movimento e a estrutura são pensados a partir deles.
É a parte do desenho quase sempre mais difícil, mas depois de tudo que mencionei antes, talvez não seja mais o “bicho de sete cabeças” para você.
Através da anatomia, você será capaz de dominar bem a arte de esboçar seus desenhos, pois é nessa fase que, se bem executada, é o que ditará se a obra final terá potencial ou será apenas mais uma entre milhões por aí.
8 – Procure ajuda de desenhistas profissionais
Levando em consideração tudo que mencionei antes, agora seria uma boa hora de você procurar seguir diversos artistas que você mais admira e acompanhar o processo de ilustração deles. Você pode achá-los em canais no Youtube ou em outras plataformas.
Procure por livros, e-books e tutoriais de desenhos na internet desses artistas de que você gosta para aprimorar mais ainda seus fundamentos de desenhos. Muitos desses profissionais abrem espaço para uma conversa um a um para tirar suas dúvidas.
Não há nada de errado em você pedir ajuda, críticas, sugestões e opiniões dos outros. Muitas vezes não enxergamos onde erramos, e é importantíssimo que tenha um outro par de olhos para avaliar os nossos trabalhos.
9 – Tenha Força de Vontade, Foco e Disciplina
Não espere por uma fórmula mágica para aprender a desenhar sozinho. Saia da sua zona de conforto! Você vai apanhar muito até conseguir ter resultados nos seus desenhos. Continue firme, seja persistente, pratique até dar certo.
Se quer aprender a desenhar sozinho, mantenha-se focado, evitando distrações. Por vezes é difícil se concentrar no que você está fazendo. E, hoje em dia, na era dos smartphones, nossa atenção é facilmente desviada pelas inúmeras notificações diárias do WhatsApp, Facebook, entre outros.
Mais do que tudo, o foco nos ajuda a melhorar nosso desempenho. Ele nos permite concluir tarefas dentro do prazo estipulado e lidar com momentos estressantes com mais facilidade.
Então, o primeiro passo para se manter focado é ter claro os seus objetivos e suas metas. Defina metas que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e dentro de um período de tempo.
E não menos importante, tenha disciplina. Torne o desenho um hábito do seu dia. Separe um horário do seu dia para estudar os fundamentos do desenho e colocá-los em prática. Faça pelo menos um desenho por dia.
Lembre-se, estudar todo dia, mesmo que por apenas uma hora, tem muito mais valor do que estudar várias horas em um único dia da semana. Tente tornar essas horas de estudo prazerosas!
Conclusão
Então, diante desse post, você viu que é perfeitamente possível aprender a desenhar sozinho. Hoje em dia com a internet é muito mais fácil ter acesso, sem custos, ao ensino com materiais de alto nível e aulas de qualidades. Com paciência, resiliência e foco é completamente possível você aprender sozinho.
Mas se você quer aprender o máximo possível é altamente recomendável fazer um curso, pois você será guiado por um professor que saberá lhe explicar o caminho mais curto para o seu sucesso.
O professor olha o trabalho do aluno, percebe os erros, percebe as causas destes erros, e propõe correções para o aluno, ou seja, existe um fator importantíssimo: a crítica do mestre.
A diferença entre ter um professor e estudar por conta própria é que você não tem essa crítica se você está estudando sozinho. Você pode ficar por muito tempo notando que seus desenhos tem algo de errado sem conseguir apontar qual o problema. Ter um professor acelera a evolução da arte.
Logo, se você está pensando em aprender um pouco mais a fundo ou ter uma avaliação crítica e de qualidade sobre os seus trabalhos seria de grande valia procurar um curso de desenho.
Que tal você aprender mais rápido?!
Que tal então você aprender a desenhar como um profissional, de uma maneira incrivelmente mais rápida e no conforto da sua casa?
Aprenda os principais conceitos sobre desenho, sem precisar seguir um passo a passo de um método “engessado” que você aprende em escolas tradicionais de desenho. Você irá desenvolver suas habilidades de desenho, mesmo que você não tenha o dom.
O professor Thiago Spyked, com mais de 10 anos de experiência e que já ensinou mais de 20.000 alunos, dá o melhor de si nesse curso, mostrando ferramentas, o processo e o raciocínio para que você desenvolva seu próprio estilo e traço, sem que você precise ficar copiando o desenho de outras pessoas.
O curso foi feito para satisfazer qualquer nível de desenhista, desde o iniciante ao avançando, e mais ainda, se você se acha jovem demais ou velho demais, não se preocupe, esse curso também é para você! O método usado tem linguagem simples e acessível.
Você será capaz de adaptar seu traço a qualquer estilo de desenho, seja desenho de animes, seja desenho realista ou qualquer outro estilo, pois os princípios e fundamentos vão servir para todas as modalidades de desenho, isso só depende de qual estilo você deseja seguir.
Além de aprender a desenhar, se você está procurando se profissionalizar em desenho e ganhar dinheiro com isso, o professor Thiago Spyked irá te guiar e mostrar algumas possiblidades de como ter uma carreira bem sucedida.
👇CLIQUE NO BANNER ABAIXO👇 para conhecer melhor o curso COMO DESENHAR.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários