O objetivo desse artigo é te dar dicas de como fazer uma caricatura rápida, fazendo desenhos incríveis e aprender os principais conceitos desse estilo, além de mostrar como essa arte se comporta no nosso mercado de trabalho.
As caricaturas são desenhos cômicos e que chamam atenção por onde passam.
Caracterizadas por exagerar as características mais marcantes de uma pessoa, principalmente o rosto. A caricatura tem a finalidade de brincar com os traços do rosto, sem tirar a essência da personalidade da pessoa retratada.
Quem gosta de desenho, provavelmente já tentou fazer uma caricatura de algum amigo, de seus pais ou até mesmo de professores em sala de aula.
Índice Do Conteúdo
O Que É Caricatura, Afinal?
De maneira geral, a caricatura é um desenho cujo objetivo principal é enfatizar e exagerar as características de uma pessoa. A caricatura revela um retrato bem-humorado, cômico ou irônico no que se refere aos aspectos físicos da pessoa caricaturada e aos aspectos psicológicos e comportamentais, tal como gestos, vícios e hábitos particulares.
Então, podemos dizer em poucas palavras que uma caricatura é a representação de uma pessoa, exaltando suas características físicas e de sua personalidade.
Uma dica certeira para quem está disposto a aprender a desenhar nesse estilo é observar quais são as principais características físicas da pessoa retratada. É preciso exagerar no jogo das formas, na distorção dos traços reais e nos detalhes para dar melhor acabamento ao desenho.
Podemos observar que a caricatura é um gênero discursivo que tem se tornado cada vez mais popular. Comumente ela está presente em jornais, revistas, blogs, convites de casamento, festas de aniversário, charges, tirinhas, entre outros suportes ou gêneros discursivos textuais.
Características De Uma Caricatura
- A caricatura não é um retrato e sim um desenho estilizado, pois se baseia e faz referência direta a uma pessoa em particular, podendo ser uma celebridade, um político ou qualquer pessoa que você conheça;
- A caricatura, obrigatoriamente, faz alusão a uma pessoa que existe de verdade. Existem desenhos fictícios que são adaptados ao traço da caricatura, porém isso se chama fanart ou simplesmente adaptação de traço e isso não é considerado caricatura;
- Esse estilo de desenho consiste em estilizar o rosto de uma pessoa, ampliando ou reduzindo algumas características da pessoa de uma maneira que não seja um retrato realista, mas que seja possível reconhecer a pessoa retratada no desenho;
- Algumas caricaturas são desenhadas por completo, ou seja, rosto e corpo de forma reduzida. A redução do desenho do corpo é feita para que a atenção do desenho seja direcionada ao rosto;
Como É O Aprendizado?
Nem sempre a caricatura precisa ser exagerada. Você pode também fazer uma caricatura na qual você enfatiza os traços mais belos da pessoa. Digamos que é um tipo de caricatura mais comercial, em que o desenho é o mais próximo de um retrato real da pessoa, porém com traços característicos de um desenho estilizado.
Muitas pessoas preferem a caricatura mais comercial do que com o tom humorístico, pois infelizmente não aceitam o exagero de suas características mais notáveis no seu rosto.
Mas uma coisa é muito importante nesse estilo: o sucesso ou o fracasso da tentativa de fazer uma caricatura está na capacidade das pessoas conseguirem reconhecer a pessoa retratada no desenho.
Então se você fez uma caricatura e a figura não ficou nada parecida com a pessoa retratada, você não conseguiu ser bem sucedido nesse estilo de desenho.
Qual A Dificuldade De Fazer Uma Caricatura?
Falar de dificuldade sempre é algo bem relativo. No geral, uma caricatura bem-feita é considerada uma técnica difícil de dominar, pois se limita a rostos.
E é justamente por isso que é um estilo de desenho mais complexo. O fato de se limitar a rostos trás menos variantes para criar sua composição e para que você seja bem sucedido nesse estilo, precisará, obrigatoriamente, entender a anatomia de um rosto de diversas idades e dos mais diversos perfis e etnias.
Pessoas que fazem bem esse tipo de desenho precisam entender bem de anatomia facial e ao mesmo tempo serem capazes e expressivos na estilização. São duas qualidades distintas que precisam andar juntas.
Qual A Percepção Das Pessoas Com A Caricatura?
É um tipo de desenho que agrada muitas pessoas, porém nem todo mundo aceita ver suas características retratadas de forma exageradas, podendo alguém criticar seu desenho negativamente. Mas no geral, tanto popularmente como no mercado é algo bem visto.
Mas ao mesmo tempo que é bem visto, bem recebido, agradando à maioria das pessoas, a caricatura é também um dos estilos de desenho mais banalizados, desvalorizados do mercado. É um tipo de desenho que pessoas desvalorizam o trabalho do artista, infelizmente.
Com exceção dos grandes caricaturistas que ilustram para os jornais, revistas, etc. a maioria que trabalha com caricatura faz isso em eventos para pessoas populares, ou seja, na grande maioria lidam diretamente com pessoas físicas. E essas pessoas têm a visão de pagar preços populares pelo serviço.
Então na verdade, o caricaturista ganha pela quantidade feita em um dia ou pelas horas trabalhas de quem o contratou. Cobrar por unidade, só se você estiver em um evento de grande circulação. Além de você ser muito bom no que faz, ainda por cima precisará ser rápido, pois se você levar muito tempo para fazer apenas um rosto, acabará no prejuízo.
Mas claro que em eventos você fará um desenho bem menos trabalhoso, rabiscado, a final já que o preço é popular, não tem o porquê de ser um desenho penoso.
Se por acaso você desenhar nesses eventos, procure deixar o seu desenho o máximo parecido com a pessoa retratada, reduzindo ao máximo a possiblidade de deixar o desenho engraçado. Isso reduzirá as possiblidades de acontecer críticas negativas.
Aplicações Profissionais Para O Estilo Caricatura
Existem diversas possibilidades de se trabalhar como caricaturista:
1. Mercado Editorial De Jornais, Revistas, Etc.;
Porém, vale mais a pena quando esse mercado é local, ou seja, na sua cidade ou bairro. Os grandes artistas trabalham com os mesmos há anos e raramente têm espaço.
Nesse tipo de trabalho, você poderá cobrar um preço mais justo, mais alto, pois a realidade é outra e o trabalho é bem maior e mais elaborado. É um serviço com um valor de uma ilustração profissional mesmo.
2. Festas, Eventos E Feiras;
Nesse caso, se for uma empresa que tenha contrato você, cobre por hora trabalhada, independentemente de quantas pessoas você desenhar. Deixe claro que a contratação é por hora, evitando que você seja obrigado a desenhar todos as pessoas presentes na festa ou evento.
3. Caricatura Por Encomenda;
As pessoas podem pedir uma caricatura para você por encomenda, apenas enviando uma boa foto para você. A vantagem desse tipo de trabalho é que você tem bastante tempo para fazer um desenho bem elaborado, porém o valor será bem mais caro.
Acredito que hoje em dia essa é a forma de trabalho mais lucrativo para quem é caricaturista. No conforto de sua casa, você poderá produzir diversas caricaturas por encomenda e cobrar um preço justo por suas artes. Além disso, através da internet, você poderá divulgar seu trabalho de forma muito mais fácil, atingindo centenas de pessoas a fim de que procurem seu serviço.
Se você tem vontade de ser caricaturista e trabalhar pela internet, ganhando uma boa grana com seus desenhos, tenho uma oportunidade muito boa para você:
Aprenda A Fazer Caricatura Rápida, Em Minutos….
Você sempre quis fazer caricaturas dos seus amigos, colegas e familiares, mas nunca soube desenhar? Sabia que você não precisa saber desenhar para ser um caricaturista?
Já ouviu falar em caricatura digital? Vou te apresentar um método revolucionário que te faz desenhar caricaturas em minutos! Você irá aprender montar caricaturas incríveis, de qualquer pessoa que você quiser, e melhor ainda, você poderá ganhar uma boa grana com isso, trabalhando em casa.
Conheça o método Caricaturbo, em que você irá aprender a fazer caricaturas digitais com aulas simples e práticas. E não se preocupe, esse método serve para qualquer idade. Basta apenas ter um computador com Corel Draw ou Adobe Illustrador instalados para dar procedimento as aulas. E se você nunca mexeu nesses programas, calma! você aprenderá do zero até dominá-los.
É um curso prático, onde você tem a oportunidade de passar 7 dias de testes práticos, que te dará a oportunidade de fazer caricatura rápida e de forma bem descontraída, usando moldes prontos. VEJA O VÍDEO ABAIXO PARA VER COMO FUNCIONA ESSE MÉTODO…👇
Além do curso, você irá receber um pacote exclusivo com mais de 10 mil desenhos editáveis para facilitar suas montagens, e mais ainda, você irá receber um pacote com 3 bônus extras para melhorar mais ainda o resultado dos seus desenhos e deixar seus clientes muito satisfeitos! VOCÊ PODE ATÉ CONFERIR ESSE PACOTE NESTE PRÓXIMO VÍDEO…👇
Se ficou interessado em fazer caricatura rápida, CLIQUE AQUI NA IMAGEM ABAIXO! 👇
Conclusão
Com a caricatura, você poderá se divertir bastante nesse tipo de desenho e ainda ganhar muito bem por isso, porém vai ser um trabalho que exigirá muito de você, principalmente se você tiver que lidar com as pessoas cara a cara. Mas existem agências que contratam caricaturistas e ficam responsáveis pela negociação com o cliente, evitando que você tenha um contato direto com a pessoa.
Existe ainda, com o crescimento escalável da tecnologia, a possibilidade fazer caricaturas digitais online sem ter esse contato direto, cara a cara com o cliente. E mais ainda, poderá fazer seus desenhos de forma escalável, através da internet, de uma forma descontraída e ser bem pago por isso.
Claro que a capacidade de cada artista que vai determinar o real valor do seu trabalho. Não pense que uma caricatura digital vai substituir um desenho caricatural da maneira tradicional, cômica. Aconselho a você a estudar tanto o desenho tradicional como o desenho digital para ter sucesso na sua carreira. 😉
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários